Pesquisa ENG
 
Newsletter
Nome:
Email: 
 
Enviar  
  » Notícias
  » Entrevistas
  » Newsletters
  » Links Úteis
 
 
 
 
NOVIDADES | Entrevistas
 
Stands
Stands
Office
Office
Espaços Públicos
Espaços Públicos
Museus e Exposições
Museus e Exposições
Display
Display
 
 
O papel do Designer nos dias actuais

1 - Como vê o panorama actual do Design/Arquitectura em Portugal?
A necessidade e o reconhecimento do papel do designer, nos mais variados tipos de problemas, sente-se cada vez mais. A integração em equipas pluridisciplinares e as solicitações para intervenção de designers, são cada vez mais abrangentes. Assim, o panorama actual do design é, apesar de tudo, animador (o copo está a meio, meio cheio ou meio vazio???).


2 - Relativamente ao desenvolvimento do Design/Arquitectura noutros países quais pensa serem as tendências ou exemplos de onde poderemos retirar alguns ensinamentos?

Cada país tem as suas particularidades, sendo que os ensinamentos a retirar terão de ser "digeridos","doseados"e adaptados. Observação e descodificação são os elementos chave.


3 - Considera existirem segmentos ou nichos de mercado que poderão ser melhor abordados e trabalhados pelo Design/Arquitectura?

Os nichos de mercado são ditados pelo próprio mercado, em constante mutação. Temos que ser mutantes! Cuidado com os nichos de mercado que, em lugar de serem explorados pelos designers, exploram os designers.

4 - Nesses casos, e em geral, qual pensa ser a melhor forma de transmitir a importância da intervenção do Design/Arquitectura como elemento diferenciador e fundamental para a aquisição de vantagens competitivas?

A melhor forma será a evidência do trabalho feito, para demonstrar a necessidade, não só pelas vantagens competitivas, como também pelas vantagens funcionais.


5 - O que tem feito a sua empresa para responder às necessidades do mercado e que ferramentas tem utilizado para se actualizar?

A adaptação e a mutação constante, técnica e estética.


6 - Nos projectos que tem desenvolvido, tem recorrido à utilização de estruturas modulares? Se não, porquê? Se sim, quais pensa terem sido os principais benefícios que colheu?

A utilização, de estruturas modulares, cria limitações projectuais, para além de cansaço visual (modularidade). No entanto, tem vantagens notórias ao nível da rapidez de resposta, acompanhando assim as exigências pontuais do mercado.

Nuno Gusmão, Designer - 02/08/2006

 
Entrevistas
 
 
     
 
 
CONTACTOS